terça-feira, 4 de junho de 2024

Pulseira para Maressa s2

 


Cheguei à escola para o “encontro com a autora”. Uma menina, que se parece com a Maressa, aproximou-se de mim com uma das mãos fechadas, segurando algo e disse:


— Tia, a professora falou que você viria aqui hoje, então eu fiz este presente para você. É uma pulseira da Maressa.

Fiquei encantada e emocionada. Dei um abraço na criança e coloquei a pulseira no meu punho.

Saí daquela escola refletindo sobre o carinho e a criatividade dessa criança. Ela pensou, se organizou e produziu uma lembrancinha no contexto de “Maressa e os biscoitos da alegria”. Combinou as cores das miçangas com a roupa da personagem.

Em situações como essa, reafirmo que criações, sucessos e protagonismos estão intimamente ligados às OPORTUNIDADES.

Esse movimento na Literatura Infantil tem ampliado meus horizontes, meus espaços e minhas percepções sobre as infâncias e as oportunidades que as crianças têm (ou não) de se desenvolverem com seus direitos e autonomia.

Após participar de uma vivência na escola com uma experiência como essa, meu maior desejo é que o contato com a história de Maressa e a oficina de biscoitos tenham proporcionado para as crianças a mesma alegria que elas me deram.



3 comentários:

  1. Querida Ana,
    A educação é tão importante e a literatura infantil ajuda tanto no enriquecimento das crianças, só posso te dar os parabéns por toda a sua dedicação no incentivo a leitura e os seus benefícios.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Nossa que lindo isso!
    Tenho certeza que você vai guardar esse momento pra sempre.
    Obrigado pela visita no meu blog.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  3. Oi, boa tarde, Ana!
    Bonita surpresa/experiência!
    Vem aí evento do livro novo, é nessa sexta (16),
    com parte do valor sendo destinado a ajudar alguém diretamente impactado(a) pelas enchentes aqui no RS. Se puder, chegue junto!
    Bj

    ResponderExcluir